Ibimix Concreto

Estamos constantemente controlando a qualidade de nossos produtos e procurando novas inovações para melhorar. Temos concreto especializado, projetado para fornecer vários benefícios na construção de estruturas de concreto.

Concreto Convencional

Pode-se dizer que o Concreto convencional é aquele sem qualquer característica especial e que é utilizado no dia a dia da construção civil.
Seu abatimento (Slump) varia de 40 mm a 70 mm, podendo ser aplicado  na execução  de  quase todos  os  tipos 
de estruturas, com os devidos cuidados quanto ao seu adensamento.
Na obra, o caminhão pode descarregar diretamente nas formas, ou pode ser transportado por meio de carrinhos de mão, gericas, gruas ou elevadores, não podendo ser bombeado.

Concreto Ciclópico

O concreto ciclópico ou fundo de pedra
argamassada, como é conhecido em algumas aplicações, nada mais é do que a incorporação de pedras denominadas “pedras de mão” ou “matacão” ao concreto pronto.
A pedra de mão é um material de granulometria variável, com comprimentos entre 10 e 40 cm e peso
médio superior a 5 kg por exemplar.

Concreto Bombeável

Os concretos bombeáveis, são elaborados com certas características de fluidez, necessárias para serem bombeados através de uma tubulação que varia de 3 a 5½ polegadas de diâmetro.
Esta tubulação tem início em uma bomba de concreto (onde o Caminhão Betoneira descarrega) e vai até o local de aplicação a distâncias horizontais de até 400 m e verticais de até 160 m.

Concreto
Auto Adensável (ou Fluído)

Indicados para concretagens de peças densamente armadas, estruturas     pré-moldadas, fôrmas em alto relevo, fachadas em concreto aparente, painéis arquitetônicos, lajes, vigas, etc.
Este concreto, com grande variedade de aplicações é obtido pela ação de aditivos superplastificantes, que proporcionam maior facilidade de bombeamento, excelente homogeneidade, resistência e durabilidade.

Concreto de
Alto Desempenho

O Concreto de Alto Desempenho(CAD) é dosado para se obter elevada resistência e durabilidade. 
O CAD tem suas resistências superiores a 40 MPa, o que é de extrema importância para estruturas que necessitem ser compostas por peças com menores dimensões.
Além do aumento na vida útil das obras, este concreto pode proporcionar: desfôrmas mais rápidas,
diminuição na quantidade e metragem das formas, maior rapidez na execução da obra.

Concreto Rolado

É utilizado em pavimentações urbanas,
como sub-base de pavimentos e barragens de grande porte. Seu baixo consumo de cimento e sua baixa trabalhabilidade, permitem a compactação através de rolos
compressores.
Seu acabamento não é tão bom quanto aos concretos utilizados em pisos Industriais ou na Pavimentação de pistas de aeroportos e rodovias, por isso ele é mais utilizado como sub- base.

Concreto para
Pavimento Rígido

Além da crescente aplicação nas estradas, sua utilização é fundamental na reforma ou construção de pistas de aeroportos, nos corredores de ônibus e em grandes avenidas das cidades.
Existem várias características que tem
feito crescer a opção pelo pavimento rígido, entre elas destacamos:
Resistência, durabilidade, menor custo de manutenção, economia em iluminação pública, menor risco de acidentes, menor temperatura
superficial, entre outras.

Concreto Projetado

Concreto  que  é  lançado  por  equipamentos  especiais  e em
alta velocidade sobre uma superfície,
proporcionando a compactação e a aderência do mesmo a esta superfície.
São utilizados para revestimentos de
túneis, paredes, pilares, contenção de encostas, etc.
Este Concreto pode ser projetado por
via-seca ou via-úmida, alterando desta forma a especificação do equipamento de aplicação e do traço que será utilizado.

Concreto Pré-Moldado

Uma estrutura feita em concreto
pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Por este motivo, este conjunto de peças
é também conhecido pelo nome de estrutura pré-fabricada.

Concreto Protendido

A protensão do concreto pode ser definida como sendo o artifício de introduzir na estrutura, um estado prévio de tensões, através de uma compressão prévia na peça concretada. Ela é obtida com a utilização de cabos de aço de alta resistência, que são tracionados e fixados no próprio concreto. Os cabos de protensão têm resistência em média quatro vezes maior do que os aços utilizados no concreto armado.
Dentro das vantagens que esta técnica pode oferecer, temos a redução na incidência de fissuras, diminuição na dimensão das peças devido à maior resistência dos materiais empregados, possibilidade de vencer vãos maiores do que o concreto armado convencional.

Concreto Resfriado

É aquele que tem a temperatura de
lançamento reduzida, através da adição de gelo à mistura, em substituição total ou parcial da água da dosagem.
O gelo deve ser moído e ficar à
disposição da central dosadora em caminhões frigoríficos. Ele só deve ser
colocado no caminhão betoneira, momentos antes da carga.
Sua adição tem como objetivo principal, a redução das tensões térmicas, através da diminuição do calor de hidratação nas primeiras horas. Este procedimento, além de evitar fissuras, mantém por mais tempo a trabalhabilidade e gera uma melhor evolução da resistência à
compressão.
O concreto resfriado é mais utilizado
em estruturas de grandes dimensões, ou seja, barragens, alguns tipos de
fundações, bases para máquinas e blocos com alto consumo de cimento.

Concreto Colorido

Um dos materiais mais versáteis na construção, útil em praticamente toda obra, é o concreto. Naturalmente de cor cinza, sua aparência pode ganhar outras tonalidades graças às pigmentações. O concreto colorido é uma tendência que vem ganhando as construções brasileiras garantindo resultados incríveis para os projetos arquitetônicos. Geralmente, são nos projetos de reurbanização que mais encontramos essa opção em cores como ocre, vermelho, marrom, verde ou azul. Cada vez mais usado por construtores e arquitetos, o concreto colorido pode ter diversas aplicações, desde pré-moldados, passando pelo piso intertravado, blocos e telhas de cimento, até as grandes estruturas em paredes de concreto personalizadas ou industrializadas. Ele está presente em fachadas de edifícios, pontes, pisos, ciclovias, calçadas e marcações de áreas específicas.

Concreto Leve

Os concretos leves são reconhecidos
pelo seu reduzido peso específico e elevada capacidade de isolamento térmico e acústico.
Enquanto os concretos normais têm sua densidade variando entre 2300 e 2500 kg/m³, os leves chegam a atingir
densidades próximas a 500 kg/m³.
Os concretos leves mais utilizados são
os celulares, os sem finos e os produzidos com agregados leves, como isopor, vermiculita e argila expandida. 
Sua aplicação está voltada para procurar atender exigências específicas de algumas obras e também para enchimento de lajes, fabricação de blocos, regularização de superfícies, envelopamento de tubulações, entre outras.

Concreto Celular

O concreto celular faz parte  do 
grupo dos concretos leves,  com  a  diferença de  que   ao invés  de  utilizar agregados  de reduzida massa
específica em sua composição, ele é obtido através da adição de um tipo
especial de espuma ao concreto.
Sua utilização é bastante difundida pelo mundo, sendo aplicado em paredes, divisórias, nivelamento de pisos e até em peças estruturais e painéis pré-fabricados. 
No Brasil existem interessantes projetos para sua utilização 
em casas populares, como é o caso do projeto batizado de casa 1.0,
patrocinado pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).

Concreto Pesado

O concreto pesado é obtido através  da utilização  de agregados com maior
massa específica aparente em sua composição, como por exemplo, a hematita, a magnetita e a barita. 
Sua dosagem deve proporcionar que a massa específica do concreto atinja valores superiores a 2800 kg/m³, oferecendo à mistura boas características mecânicas, de
durabilidade e capacidade de proteção contra radiações. 
Este concreto tem sua aplicação mais freqüente na construção de câmaras de raios-X ou gama, paredes de reatores atômicos, contra-pesos, bases e lastros.

Concreto Submerso

É a denominação dada ao concreto que é aplicado na presença de água, como alguns tubulões, barragens, estruturas submersas no mar ou em água doce, estruturas de contenção ou em meio à lama bentonítica, como é o caso das paredes diafragma. 
Suas características principais são de
dar uma maior coesão aos grãos, não permitindo a dispersão do concreto ao
entrar em contato com a água e oferecer uma maior resistência química ao concreto. 
Sua dosagem é feita com aditivos
especiais e dependendo da agressividade do meio onde será inserido, pode necessitar de cimentos especiais e outros tipos de adições em sua composição. 

Concreto extrusado
(maquininha)

Concreto extrusado é aquele que é
aplicado para a construção de guias e sarjetas. 
O concreto utilizado na máquina
extrusora deve ser elaborado com brita zero (pedrisco) e ter uma consistência
(slump) de aproximadamente 20 mm para atender às necessidades do equipamento. 
O consumo de cimento deste concreto
varia entre 200 e 300 kgs/m³. O rendimento do equipamento depende do perfil da peça, mas chega a atingir vinte metros lineares de guia/sarjeta com um metro cúbico de concreto.  

Concreto de
Alta Resistência Inicial

É aquele que tem a característica de
atingir grande resistência, com pouca idade, podendo dar mais velocidade à obra ou ser utilizado para atender situações emergenciais. 
Sua aplicação pode ser necessária em indústrias de pré-moldados, em estruturas convencionais ou protendidas,  na fabricação de tubos e artefatos de concreto, entre outras.
A alta resistência inicial é fruto de uma dosagem racional do concreto, feita com base nas características específicas de cada obra. Portanto, a obra deve fornecer o maior número de informações possíveis para a elaboração do traço, que pode
exigir aditivos especiais, tipos específicos de cimento e adições. 

Concreto com
Pega Programada

Tempo de início de pega do cimento:
-   Pega
rápida: menor do que 30 minutos;
-   Pega
semi-rápida: entre 30 e 60 minutos;
-  Pega normal; mais do que 60 minutos. 
O tempo de “fim de pega” para os
cimentos normais a partir da adição da água se situa em média de 5 a 10 horas.
O concreto com pega programada pode ser aplicado em concretagens a longas distâncias, lançamentos com grandes intervalos de tempo, obras de grandes volumes, não sendo recomendado para pisos industriais, que merecem um estudo especial. 

Concreto para
Pisos Industriais

Por ser um local de transito intenso e
sujeito a ataques de agentes agressivos, solicita um trabalhado de qualidade em todas as etapas da obra (dosagem, aplicação, cura, juntas de dilatação ,...).
O concreto deve ter características de
manter a consistência durante a aplicação, ter baixa permeabilidade, elevada resistência à abrasão, baixos níveis de fissuração e um tempo de pega conveniente.Tais características proporcionam uma menor exsudação, melhor acabamento e maior durabilidade para os pisos.

Concreto com
Adição de Fibras

Entre as adições utilizadas para
melhorar certas características do concreto, as fibras tem tido papel de
destaque no últimos anos, sendo objeto de muito estudo e desenvolvimento. 
As fibras naturais ou sintéticas são empregadas principalmente para minimizar o aparecimento das
fissuras originadas pela retração plástica do concreto. 
As fibras de aço, além de propiciarem a diminuição das fissuras, tentam conquistar espaço na substituição total ou parcial das telas e barras de aço em algumas aplicações do concreto.

Microconcreto

A palavra microconcreto engloba, na prática, uma série de misturas de materiais que são classificadas com este nome. 
Entre elas temos o grout, alguns tipos
de argamassas e o concreto elaborado com agregados graúdos de pequena dimensão (até 9,5 mm), também conhecido como concreto de pedrisco.

Grout

Grout é um microconcreto composto por cimento, areia, quartzo, água e aditivos especiais, que tem como destaque sua elevada resistência mecânica. 
Ele se caracteriza por ser auto adensável, permitindo sua aplicação no preenchimento de vazios e
juntas de alvenaria estrutural. 
Grouts disponíveis no mercado chegam a atingir resistências superiores a 25 MPa em 24 horas e a passar dos 50 MPa aos 28 dias. 

Concreto com
Módulo de
Elasticidade Definido

O módulo de elasticidade do concreto é um dos parâmetros utilizados nos cálculos estruturais, que relaciona a tensão aplicada à deformação instantânea obtida, conforme a NBR 8522 (Concreto - Determinação do Módulo de Deformação Estática e Diagrama Tensão x Deformação -
Método de Ensaio). 
É   bom  lembrar  que   um  concreto  com  alta  resistência à compressão, nem sempre é um concreto pouco deformável.